Notícias

CNB/RS e OAB/RS reúnem-se para alinhar condutas e procedimentos

Imagem Notícia

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul, Ney Paulo Azambuja, reuniu-se durante a tarde desta quarta-feira (18) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS), Ricardo Breier, para alinhar condutas e procedimentos na relação entre tabeliães e advogados. O encontro aconteceu na sede da OAB/RS, em Porto Alegre.

A demanda para a reunião foi solicitada por Azambuja, que buscava esclarecer a obrigação, garantida por lei, que os tabeliães possuem de ler o inteiro teor de documentos antes de reconhecer firma ou realizarem outros atos. “Quando a gente segura um documento, a gente está tentando preservar todas as partes, inclusive o advogado”, explicou o presidente do CNB/RS.

O assessor da presidência da OAB/RS, Rodrigo Machado, aproveitou o momento para citar reclamações que tem recebido a respeito de titulares de Cartório estarem indicando advogados no balcão das serventias, o que é proibido por lei.

“Isso é um absurdo, não pode acontecer. Nós temos que trabalhar em conjunto para coibir este tipo de ação”, afirmou ainda Azambuja.

Encaminhando-se para o fim do encontro, os presidentes definiram que, a partir de hoje, demandas como essas serão tratados em um canal direto entre as entidades. O presidente da OAB/RS salientou a importância de uma relação estreita com o CNB/RS. “É disso que nós precisamos, conversar como estamos fazendo hoje para nos ajudar a resolver as demandas da sociedade gaúcha”, pontuou.

Também participaram da reunião o assessor do CNB/RS, Luiz Carlos Weizenmann; e o chefe do gabinete da presidência da OAB/RS, Júlio César Caspani.

Fonte: Assessoria de Imprensa