Notícias

CNB/RS e Arpen/RS reúnem-se para discutir comunicação de venda de veículos

Imagem Notícia

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) ) reuniram-se durante a tarde desta terça-feira (10), na sede do CNB/RS, em Porto Alegre, para debater um novo projeto sobre as comunicações de venda de veículos no Estado.

O presidente da Arpen/RS, Arioste Schnorr, apresentou à diretoria do CNB/RS uma inciativa que busca unir os registradores civis, os tabeliães de notas e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) para que as comunicações de venda de veículos sejam realizadas diretamente nos Tabelionatos de Notas. Os tabeliães, então, enviarão a informação para uma central informatizada, onde as comunicações serão redirecionadas aos Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) e, posteriormente, ao Detran/RS.

A iniciativa tem como objetivo poupar tempo dos clientes, já que o processo de compra e venda de veículos se tornará mais fácil, e também de evitar multas administrativas que os condutores têm recebido por não realizarem a comunicação da venda dentro do prazo estabelecido de 30 dias.

Já o técnico em Informática, Gustavo Cervi, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, apresentou um escopo da ferramenta e suas funcionalidades.

Por sua vez, presidente do CNB/RS, Ney Paulo Azambuja, manifestou interesse no projeto que ainda está em desenvolvimento, mas já recebeu sinalização positiva do Detran/RS e deve ter andamento nos próximos meses.

Pelo CNB/RS, também participaram o conselheiro fiscal suplente, Ricardo Guimarães Kollet; o assessor jurídico, Léo Almeida; e o assessor, Luiz Carlos Weizenmann. Pela Arpen/RS, participaram da reunião o secretário-geral, Pedro Di Iulio Ilarri; e o diretor de políticas sociais e cidadania, Gerson Gerlach.

Fonte: Assessoria de Imprensa