Notícias

CNB/RS e Coopnore reúnem-se para debater Central Integrada de Serviços Notariais Digitais

Imagem Notícia

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore) reuniram-se durante a tarde desta terça-feira (9), na sede do CNB/RS, em Porto Alegre, para debater o andamento o projeto piloto da Central Integrada de Serviços Notariais Digitais.


A iniciativa nasceu de uma cooperação técnica firmada entre as duas entidades em novembro de 2018 e tem como objetivo a elaboração de uma plataforma que permitirá aos cidadãos realizarem a solicitação de diversos serviços online. Além disso, os Tabelionatos de Notas do Estado também poderão praticar atos digitais por meio da plataforma. 


“O cidadão vai entrar na plataforma, pesquisar, por exemplo, uma certidão, verificar em qual Tabelionato está e em qual ele gostaria de retirar o documento. Depois disso, será redirecionado para uma tela em que poderá optar por fazer o pagamento do serviço via boleto ou cartão de crédito”, explicou Eduardo Arruda, desenvolvedor da plataforma e responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) da Coopnore. Enquanto isso, os Tabelionatos de Notas poderão identificar a quantidade de certidões emitidas, os valores cobrados e se já foram repassados para a conta bancária do cartório.  


Arruda apresentou o andamento do projeto piloto que já possui o mapeamento de todos os Tabelionatos de Notas do Estado. O próximo passo será o envio de ofício do CNB/RS para 20 Tabelionatos na Capital solicitando a colaboração dos titulares na instalação do projeto piloto. Depois de pronto, o sistema será apresentado ao Poder Judiciário do Rio Grande do Sul para validação e normatização.


A próxima reunião para debater o assunto está marcada para o dia 30 de julho. Participaram do encontro o presidente do CNB/RS, Ney Paulo Azambuja; o vice-presidente, Antonio Luiz Kindel; o 1º secretário, Sérgio Ariel de Farias Raupp; o assessor, Luiz Carlos Weizenmann; a assessora jurídica, Karin Rick Rosa; e o diretor geral da Coopnore, Altamar Garcia Mendes. 


Sobre o convênio


O acordo de cooperação técnica firmado em novembro de 2018, estabeleceu que a Coopnore licenciará para uso dos notários gaúchos a tecnologia da Plataforma Cartório Digital, incluindo suas funcionalidades já desenvolvidas de meios de pagamento e de suporte à prática de atos notariais digitais, assim como o desenvolvimento e implementação de funcionalidades adicionais necessárias à constituição da nova plataforma de serviços eletrônicos que formará a Central Integrada de Serviços Notariais.


Fonte: Assessoria de Imprensa