Notícias

CNB/RS promove curso intensivo sobre a Atividade Notarial na Prática

Imagem Notícia
Treinamento reuniu cerca de 80 participantes de diversas regiões do Estado

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) promoveu, nos dias 23 e 24 de março, o Curso Intensivo “Atividade Notarial na Prática”. O treinamento foi apresentado no salão Rio Grande do Sul, do Hotel Everest, no Centro Histórico de Porto Alegre. As aulas foram ministradas pelos professores Karin Regina Rick Rosa e Luiz Carlos Weizenmann, assessores jurídicos da entidade e especialistas em Direito Notarial e Registral.



Na sexta-feira (23.03), o curso abordou assuntos do cotidiano dos cartórios, e versou sobre temas básicos, como o atendimento ao cliente e a apresentação da unidade, avançando a atividades mais específicas da prática notarial, como a confecção das atas notariais e seus modelos, como a de usucapião extrajudicial. O segundo tesoureiro do CNB/RS e tabelião em Caxias do Sul, Marcos Cunha Lima, fez a abertura do evento, pontuando a preocupação da entidade em prestar assistência aos associados, orientando os notários do Rio Grande do Sul em manter o melhor atendimento possível à população. “Essa é uma constância entre todas as diretorias do Colégio. Estamos sempre ouvindo nossos associados durante as visitas que fazemos, então nos preocupamos em atender as demandas de novos cursos e formações para a classe”, complementou o tabelião.



No segundo dia do treinamento, as atividades tiveram início com a apresentação de modelos de procurações. No decorrer da manhã, as escrituras públicas, seus requisitos gerais e modelos de compra, venda e doação foram o destaque. Após o almoço, as aulas trouxeram para a discussão os atos de inventário, divórcio e dissolução de união estável. Para finalizar o curso intensivo, os professores trataram de assuntos como testamentos e diretivas antecipadas de vontade. 



O presidente do CNB/RS, Danilo Alceu Kunzler, reafirmou o compromisso da entidade com o plano de ação para o ano de 2018. Segundo o notário, os cursos intensivos fazem parte do plano, e são uma forma de dar apoio e atenção àqueles que estão no balcão de atendimento. “Estas pessoas precisam ser amparadas pelo Colégio, pois são elas que estão ali, tratando diretamente com o público. O CNB/RS acredita que este tipo de capacitação dá mais segurança aos atos praticados nos tabelionatos, fazendo com que o serviço prestado à comunidade seja cada vez melhor. Estou muito satisfeito em ver o engajamento dos titulares no melhoramento da nossa prestação de serviços”, finalizou o presidente.



Para Karin Regina Rick Rosa, o comparecimento de um grande número de pessoas que vieram do interior foi uma surpresa, o que irá fomentar o interesse dos titulares em enviarem seus funcionários às edições que acontecerão nos meses de abril, maio e junho, nas cidades de Passo Fundo, Igrejinha e Santa Maria. “Normalmente contamos mais com participantes de Porto Alegre e das cidades vizinhas. O que me deixou feliz foi ver que tanta gente veio de longe. Podemos ver que este tipo de conteúdo é mesmo crucial para o dia a dia dos notários. A participação deles foi muito produtiva e agora esperamos levar estes conhecimentos para todas as regiões do Estado”, comentou a professora.



Segundo o professor Luiz Carlos Weizenmann, os cursos intensivos são ótimos por concentrarem grande parte da atividade prática em pouco tempo, tornando as aulas dinâmicas e muito proveitosas. “Sempre defendi que esse tipo de curso acontecesse, pois sei que no dia a dia faz falta um conhecimento mais amplo sobre os atos notariais. Os titulares e funcionários que estão há mais tempo nas serventias aproveitam para renovar os conhecimentos, e aqueles que estão entrando agora têm no curso a oportunidade de sanar suas dúvidas”, comentou.

As funcionárias do Cartório Ipiranga, de Gravataí, Letiane Carvalho, Caroline Mazzutti, Fernanda Schmal Rosa e Cristiane Carvalho participaram do curso intensivo pela primeira vez. “Gostamos muito! E queremos voltar a participar sempre que pudermos. Tudo que foi apresentado aqui é muito útil para o nosso dia a dia, tirando as dúvidas que temos que foram esclarecidas de forma muito dinâmica pelos professores”, comentou Caroline, que trabalha há 15 anos no cartório. 



Carla Betania dos Reis, que veio do Tabelionato de Notas de Encantado e é funcionária há 5 meses, e disse ter aproveitado cada palestra. “O melhor é ainda poder ter acesso a todo esse material em casa. Muitas dúvidas surgem no dia a dia, e ter este tipo de apoio dá muita segurança”. Alexandre Gehlen é funcionário do Tabelionato de Notas de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, há 20 anos, e disse ter atualizado seus conhecimentos de forma muito proveitosa. “É a primeira vez que participo, e quero muito vir ainda outras. Temos muitos vícios do dia a dia que nem percebemos. Vindo em um curso como esse nos relembramos desde as coisas mais simples do cotidiano, como o jeito de falar com os clientes, até coisas mais complexas da prática notarial”.



Titular do Tabelionato de Notas de Ronda Alta há 39 anos, Iria Mendes faz questão de estar presente no treinamento. “Mesmo eu, que já estou há quase 40 anos trabalhando em cartório, ainda preciso de conhecimento. Estes cursos são maravilhosos, e na última visita do CNB/RS lá no nosso cartório, nós pedimos mais cursos. Eles atenderam, e aqui estamos”.

 

Para Vinicius Maciel Stedele, recém aprovado no concurso público, o treinamento não poderia ter vindo em melhor hora, pois sua posse foi consolidada no dia 1 de fevereiro de 2018, sem antes ter tido experiência profissional em cartórios. “Nós sabemos muito sobre atas notariais e registros, porque estudamos para um concurso extremamente complexo. Mas quando assumimos, a prática pode ser bem diferente da teoria. O Colégio Notarial me fez sentir muito amparado desde o início. Quando tenho dúvidas ligo, e sou prontamente atendido. Isso dá uma segurança enorme para quem está começando. Me associei ao Colégio logo de cara, e pretendo continuar vindo em todos os cursos e congressos oferecidos”. Para o novo titular do Tabelionato de Notas de Viamão, Antônio Marques, o curso foi muito dinâmico, servindo para sanar as dúvidas de quem está começando a prática agora.



Como apoiadores do evento, também estiveram presentes a Cooperativa de Notários e Registradores (COOPNORE), por meio do gerente da unidade de Porto Alegre, Felipe Albaini, e do coordenador do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Alexandre Magnabosco.



O curso foi finalizado com o sorteio de dois livros, “O Direito de Família em Perspectiva Interdisciplinar” dos organizadores, Dr. Karin Regina Rick Rosa e Dr. Fabrício Dani de Boeckel”.



Fonte: Assessoria de Imprensa