Notícias

21/09/2016 - TJTO: Corregedoria define prestação de contas de cartórios interinos

Ação aconteceu no encontro com diretores de Fóruns realizado nessa segunda-feira.
 
O corregedor geral da Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, convidou juízes diretores de Fóruns para definir procedimentos administrativos nas comarcas, com ênfase para a prestação de contas dos cartórios interinos. A reunião aconteceu nessa segunda-feira, 19.Participaram da reunião, coordenada pelo juiz auxiliar da Corregedoria Adriano Gomes de Melo, os juízes diretores dos fóruns de Araguaína, Gurupi, Colinas, Dianópolis, Palmas, Araguaçu e Alvorada, acompanhados de seus secretários e ou assessores.

O juiz auxiliar disse que o encontro permitiu a troca de informações no sentido de otimizar os trabalhos e, ao mesmo tempo, agilizar a comunicação dos processos administrativos, principalmente prestação de contas dos cartórios interinos.

De acordo com Gomes, o objetivo é cumprir determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sentido de que, nos casos de cartórios ocupados por notários e registradores não concursados (os chamados cartórios interinos), até a realização do concurso, suas despesas sejam analisadas pelos magistrados e eventuais resíduos de valores destinados às despesas dos cartorários recolhidos aos cofres públicos.
 
Fonte: Tribunal de Justiça do Tocantins

Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.