Notícias

15/05/2013 - Conselho Federal reuniu 350 Pessoas no XVIII Congresso Notarial Brasileiro em Itapema/SC

Em torno de 350 pessoas participaram nos dias 1º, 2 e 3 de maio em Itapema/SC, do XVIII Congresso Notarial Brasileiro. “Novos rumos: o notário brasileiro em evolução” foi o tema central do congresso, que teve o papel do notário e a importância da função social da atividade foram os assuntos dominantes nas discussões.
O Rio Grande do Sul participou com cerca de 60 pessoas.
O desembargador de São Paulo, Dr. Ricardo Dip, fez a palestra magna de abertura do encontro, na noite de 1º de maio
Na quinta-feira, 2 de maio, os temas discutidos foram “A função socioeconômica do notariado. A motivação também esteve no foco do congresso, que teve a palestra “Buscando felicidade em tempos de mudança”, pelo consultor em programas de comunicação do Grupo Brasil Foods, Jorge Edson Mattos.
A questão fundiária foi discutida no painel “O papel do notário na regularização fundiária”, apresentada pelo registrador de Porto Alegre, Dr. João Pedro Lamana Paiva.
No último dia do congresso, novamente o papel dos tabeliães esteve no foco do primeiro painel temático, “O poder de dar fé – características e independência da fé pública notarial”, com o tabelião de Belém, o jurista e escritor Zeno Veloso. Na sequência, o painel “Responsabilidade civil do notário”, com o desembargador do Rio de Janeiro, Dr. Gabriel Zéfiro.
O painel final teve como tema “O notário e as novas tecnologias”, com o presidente do Conselho Federal, Ubiratan Guimarães.