Notícias

CNB/RS promove primeiro Pinga-Fogo Notarial de 2024 no litoral gaúcho

Imagem Notícia

Encontro ocorreu neste sábado (06/04) e reuniu mais de 60 participantes na Câmara Municipal de Vereadores de Xangri-Lá

Mais de 60 participantes, entre associados e colaboradores de tabelionatos, se reuniram neste sábado (06/04) na Câmara Municipal de Vereadores de Xangri-Lá, no litoral gaúcho, para o primeiro Pinga-Fogo Notarial de 2024. O evento é uma realização do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS).


A primeira edição trouxe uma novidade: o “Encontro notarial de integração e diálogo institucional”, ocorrido na parte da manhã e que passa a integrar a programação do Pinga-Fogo Notarial, realizado em deferentes regiões do estado.

A iniciativa visa a troca de informações e debate entre os associados e os membros da diretoria do CNB/RS sobre assuntos que envolvem a classe notarial. Estiveram presentes tabeliães e interinos das cidades de Canela, Santa Cruz do Sul, Minas do Leão, Xangri-Lá, Capela de Santana, Porto Alegre, Três Forquilhas, Triunfo, Terra de Areia, Maquiné e Butiá.


Entre os temas abordados, destacam-se os expedientes encaminhados pelo CNB/RS e em andamento na CGJ/RS, o Provimento nº 48/2023 CGJ-RS, as novas competências para a atividade notarial com o Marco Legal das Garantias ((Lei nº 14.711/2023) e o lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).

“Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de vocês todos, dizer que esse é um formato que a gente está testando hoje pela primeira vez. Dessa vez a gente quis dar uma oportunidade para os empregadores, para os responsáveis, para os trabalhadores, de ter um papo informal, pontuando algumas novidades da classe e as ações institucionais que estão em desenvolvimento”, destacou o presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer, acompanhado da assessora jurídica, Karin Rick Rosa, e do conselheiro de ética, Lauro Assis Machado Barreto.


Na parte da tarde, o encontro contou com o Pinga-Fogo, momento dedicado ao debate de ideias e troca de informações entre os tabeliães e colaboradores com os membros da diretoria do CNB/RS, sobre os assuntos relativos à categoria. O presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer, foi responsável por fazer a abertura do evento, citando as principais ações promovidas pela entidade e os pilares estratégicos que permeiam o trabalho realizado pelo CNB/RS. O projeto do Pinga-Fogo Notarial já conta com 569 pessoas capacitadas presencialmente e 97 tabelionatos visitados.


“É uma alegria receber vocês aqui para mais um evento, os nossos pinga-fogos regionais, que já estão consagrados desde que a gente assumiu no mandato anterior, e está dando bastante resultado. A gente está bem feliz por isso. A experiência de se reunir hoje de manhã com os colegas foi muito bem aceita, e agora então vamos para o nosso tradicional pinga-fogo”, disse o presidente do CNB/RS, Flávio Fischer, durante a abertura.

As perguntas do Pinga-Fogo enviadas pelos participantes abordaram temas que envolvem os atos de adjudicação compulsória, ata notarial, e-Notariado, apostilamento, inventário e o testamento. Ao final, livros foram sorteadas pelo CNB/RS entre os participantes presentes, e os ganhadores foram: Matheus Adolfo de Adolfo (Xangri-Lá), Viviane Nunes Faller (Tramandaí), Jéssica Adriana Silva dos Santos (Tramandaí), Giovana Cabral (Minas do Leão) e Joice Denize Menezes (Fagundes Varela).  


Para saber quais as próximas regiões a receberam o Pinga-Fogo Notarial, acompanhe os canais de comunicação do CNB/RS e fique por dentro de tudo. Programa-se e participe dos eventos do notariado gaúcho!

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS