Notícias

E-book da 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas traz síntese das ações desenvolvidas pelos tabelionatos gaúchos

Imagem Notícia

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) divulga o e-book da 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas – “Tabelião na Comunidade”, ocorrida no dia 8 de outubro deste ano em diversos tabelionatos situados em cidades do Rio Grande do Sul, em formato inédito no Brasil e pioneiro no estado, tabeliães e seus colaboradores esclareceram dúvidas da população sobre temas relacionados aos serviços notariais, aproximando a atividade da sua comunidade e mostrando a importância dos tabelionatos de notas para os poderes constituídos, de forma simultânea e gratuita. A iniciativa ainda celebrou o Dia Internacional do Notário, comemorado anualmente no dia 2 de outubro.

O e-book traz a síntese das ações desenvolvidas nas cidades em que se situam os tabelionatos participantes, entre elas a presença da equipe da serventia em local público para assessoramento gratuito ao cidadão, com informações do relatório final enviado pelos tabeliães. Presentes em todo o estado do Rio Grande do Sul, os tabelionatos gaúchos fazem parte do decorrer da vida de toda a população desde o nascimento até a morte, ou seja, qualquer relação privada que se tenha em mente, poderá atuar o tabelião.

O Projeto conta com o apoio da União Internacional do Notariado (UINL), da Comissão de Assuntos Americanos da União Internacional do Notariado (CAAm), e do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).

Nesta primeira edição, 36 tabelionatos promoveram diferentes ações gratuitas em prol da sua comunidade local, nos municípios de Arvorezinha, Charrua, Condor, Cruz Alta, Erechim, Ilópolis, Minas do Leão, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Tiradentes do Sul, Torres, Três Passos, Uruguaiana e Porto Alegre, contabilizando cerce de 800 atendimentos realizados.

A iniciativa promoveu o esclarecimento de dúvidas e obtenção de orientação jurídica notarial à população em temas como escrituras públicas de compra e venda, doação, inventário, partilha, união estável, divórcio, testamento e demais atos que envolvam negócios pessoais e patrimoniais dos cidadãos, sem pagar qualquer taxa ou custo pelo aconselhamento.

A 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas foi um evento destinado a oferecer também aos cidadãos a oportunidade de compreender melhor os seus direitos e como os serviços notariais realmente funcionam para que possam ter acesso a eles com confiança e orientação técnica, além de ser útil para profissionais notariais que aproveitaram a oportunidade para conhecer os usuários da atividade notarial.

Confira a íntegra do e-book neste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS