Notícias

Secretaria da Fazenda Estadual apresenta novo sistema DIT no Grupo de Estudos Notariais

Imagem Notícia

O Grupo de Estudos Notariais online do Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) recebeu, nesta terça-feira (27.09), membros da Secretaria da Fazenda Estadual para apresentação do novo sistema DIT - Declaração de ITCD. O debate foi coordenado pela assessora jurídica da entidade, Karin Rick Rosa, por meio da plataforma Zoom, com mais de 200 participantes.

“Quero agradecer à Dra. Karin e ao Dr. Flávio Fischer pela oportunidade. Gostaria e queria manter bastante estreito essa relação com os tabeliães, que são os nossos principais clientes, as pessoas que a gente mais se relaciona. É uma grande satisfação essa oportunidade e gostaríamos de ouvir o feedback de vocês”, destacou o auditor fiscal Márcio Sasso na abertura do encontro. Durante sua apresentação, um dos itens expostos aos participantes foi o Organograma da Receita Estadual.

Para o auditor fiscal e coordenador do atendimento do contribuinte do ITCD da Receita Estadual, Clenio José Mayer, “essa é uma oportunidade de falar com vocês e ouvir um pouco de retorno também, pois sem as críticas e sugestões a gente não consegue evoluir”, apontou Clenio, que abordou o Plantão Fiscal Virtual da Fazenda Estadual, dedicado a esclarecimento de dúvidas pontuais sobre tributos para os contribuintes.

Apresentando a nova versão do sistema DIT, o auditor fiscal Gilberto Santini Procati agradeceu pela oportunidade “de estar aqui e conversar com vocês. Quero saudar as mais de 200 pessoas que nos acompanham e os meus colegas”, salientou Gilberto.

A DIT é um formulário eletrônico destinado à prestação das informações relativas às transmissões de bens ou direitos ocorridos em processos de inventário, arrolamento, separação, divórcio e dissolução da união estável sujeitas à incidência do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação, de quaisquer bens ou direitos (ITCD).

Os auditores fiscais da receita Estadual Filipe Saldanha e Afonso Renã Hoffmann Krauspenhar também acompanharam ao encontro. “Vocês foram ótimos, com certeza vamos querer ver isso acontecendo na prática em um próximo grupo de estudos. Quero agradecer a presença de todos, foi um dos grupos que tivemos a maior participação dos tabeliães e colaboradores”, enfatizou a advogada Karin Rosa no encerramento.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS