Notícias

“Os notários são extremamente relevantes para nosso trabalho como advogados”

Imagem Notícia

Advogada Fernanda Zamprogna Soares falou sobre a importância da virtualização dos atos notariais e dos tabelionatos para o Direito de Família e Sucessões em entrevista ao CNB/RS


Advogada e especialista em Direito de Família e Sucessões, Fernanda Zamprogna Soares, em entrevista ao Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) falou sobre a virtualização dos atos notariais para a advocacia e a importância dos tabelionatos para o Direito de Família e Sucessões.


“Os notários são extremamente relevantes para nosso trabalho como advogados. Temos demandas que exigem documentos elaborados com a fé pública do notário, como exemplo atual, as atas notariais de conversas extraídas pelo Whatsapp, as quais servem de provas para processos judiciais”, ressalta Fernanda.


Confira a íntegra da entrevista:


CNB/RS - Qual a importância dos tabelionatos para o Direito de Família e Sucessões?

Fernanda Zamprogna Soares -
A importância é altíssima. Vejo que os tabelionatos realizam um trabalho essencial para o direito de família e sucessões. Trata-se de uma área, que por sua natureza, os envolvidos encontram-se enlutados, seja pela perda de seus entes queridos, seja pelo término de um casamento. E assim, a agilidade proporcionada pelos tabelionatos para resolver tais questões, torna o desgaste emocional ínfimo.        

CNB/RS - Como avalia a função notarial na desburocratização e desjudicialização dos serviços que antes só poderiam ser feitos pelo Judiciário?

Fernanda Zamprogna Soares -
Penso que a resposta a essa pergunta, assemelha-se a resposta da pergunta anterior, pois como disse, agora em outras palavras, a desburocratização e desjudicialização promovida pelo serviço notarial vem para trazer conforto à viúvos, herdeiros, cônjuges que tiveram seu matrimônio derrotado, etc. E  em momentos dessa envergadura, a sensação de não necessitar do judiciário para resolução dessas questões é de imenso alivio. Digo isso, porque além de colocar-me no lugar do meu cliente, o qual prezo muito pela minimização do desconforto trazido por um processo judicial, busco, de todo modo, sanar tais enfrentamentos com o máximo humanismo que tal situação exige. E o serviço notarial vem com esse viés.   

CNB/RS - Como analisa o avanço da tecnologia e a prática de atos eletrônicos pelos tabelionatos?

Fernanda Zamprogna Soares - O avanço da tecnologia é de imensa valia para todos. Nós, como advogados, tivemos grande ganho com tudo isso, pois tivemos a facilitação dos atos procedimentais para promover as escrituras.    

CNB/RS - Qual a importância dos notários para o trabalho da advocacia?

Fernanda Zamprogna Soares - Os notários são extremamente relevantes para nosso trabalho como advogados. Temos demandas que exigem documentos elaborados com a fé pública do notário, como exemplo atual, as atas notariais de conversas extraídas pelo Whatsapp, as quais servem de provas para processos judiciais.   

CNB/RS - Como avalia os serviços prestados pela atividade notarial para a garantia da segurança jurídica?

Fernanda Zamprogna Soares - Os serviços prestados pelos notários vão ao encontro à segurança jurídica que tanto precisamos para atuar em defesa da sociedade. Infelizmente, hoje o processo judicial possui certas nuances que acometem a incredulidade do judiciário. E nós, como advogados, necessitamos assegurar juridicamente os processos. Assim, com a eficácia dos atos notariais, podemos atuar com maior segurança frente à "insegurança" jurídica.   

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS