Notícias

Cerimônia com alcance nacional marca lançamento da plataforma CartórioFlix

Imagem Notícia
Imagem Notícia
Imagem Notícia
Uma solenidade em formato híbrido, em que os representantes das entidades parceiras estiveram presencialmente no Park Studio Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e as autoridades convidadas participaram de uma sala virtual, pela plataforma Zoom, marcou o lançamento de uma ação que vai beneficiar todas as serventias extrajudiciais do Rio Grande do Sul. Trata-se da CartórioFlix, uma plataforma de educação continuada no formato online, que está sendo disponibilizada aos associados das entidades do Rio Grande do Sul.

A CartórioFlix é uma ação da Fundação Escola Notarial e Registral do RS (Fundação Enore), com o patrocínio e parceria do Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) e apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e do Colégio Registral do Rio Grande do Sul.

A participação do presidente do Sindicado dos Serviços Notariais e de Registro do Estado do Amazonas (SINOREG/AM), Marcelo Lima filho, e da presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (ANOREG-PA), Moema Locatelli Belluzzo, já dá uma noção de que a inovação vai atrair notários e registradores de todo o país.

No estúdio, para apresentar a plataforma CartórioFlix, estiveram a presidente da Fundação Enore, Juliana Follmer Bortolin Lisboa; o presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer; o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva; a vice-presidente do Colégio Registral do RS, Denize Alban Scheibler, que preside também o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS); e a CEO da CartórioFlix, Sabrina Gomes Regra.

A cerimônia realizada na noite de quinta-feira, 2 de setembro, contou com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), um recurso que desde 01 de setembro também é disponibilizado aos clientes de todos os tabelionatos e registros do Rio Grande do Sul.

COM A PALAVRA AS ENTIDADES

A vice-presidente do Colégio Registral, Denize Alban Scheibler, destacou o aspecto inovador da inciativa, “que nós recebemos de presente neste momento especial pelo qual o mundo passa”. Enalteceu como aspectos positivos do projeto: “Democratiza o acesso ao conhecimento notarial e registral; o fato de que os tabeliães e registradores podem oportunizar aos seus colaboradores a profissionalização; e o fato de que o maior beneficiado é o cidadão, aquele que busca os serviços dos cartórios, que buscam tanto no meio físico quanto digital, a excelência nos serviços”.

O presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, fez referência às mudanças trazidas pela pandemia, com evolução na área de tecnologia. E salientou que “a CartórioFlix é uma iniciativa que vem dentro deste movimento, trazendo uma mudança inédita para todos nós, notários e registradores de todo o Brasil. A plataforma “é uma oportunidade de formação contínua dos colaboradores, nos campos de conhecimento, habilitação e atitudes”.

A presidente da Fundação Enore, Juliana Follmer Bortolin Lisboa, lembrou que o projeto CartórioFlix nasceu como uma proposta do presidente do CNB/RS, José Flávio Fischer, que apresentou a plataforma idealizada pela CEO da Cartórioflix, Sabrina Regra, “e então nos ofereceu um produto arrojado e inovador para todos os notários e registradores do Brasil”. A presidente da Fundação Enore salientou o fato de que a plataforma atende os prepostos, os funcionários que trabalham na atividade, que precisam se atualizar e conhecer todas as etapas das atividades extrajudiciais.

O presidente do CNB-RS, José Flávio Bueno Fischer, enfatizou “a alegria e emoção em estar apresentando aos colegas de todo o Brasil uma novidade que tem como objetivo melhorar os serviços extrajudiciais”. Afirmou que a CartórioFlix “é a realização de um sonho de muitos anos, de termos um notariado e um registro aperfeiçoado, moderno e que fosse evoluir permanentemente, e não tenho dúvidas do quanto este projeto vai ajudar a melhorar e a otimizar os serviços notariais e registrais”. 

AUTORIDADES INTERNACIONAIS PRESTIGIARAM O LANÇAMENTO

O encerramento teve a participação de autoridades convidadas. Fizeram uso da palavra a presidente da União Internacional do Notariado (UINL), Cristina Armella (notária argentina); o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB); Jordan Fabrício Martins; o presidente do Sindicado dos Serviços Notariais e de Registro do Estado do Amazonas (SINOREG/AM), Marcelo Lima filho; a presidente da Associação dos Notários e registradores do Estado do Pará (ANOREG-PA), Moema Locatelli Belluzzo; o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Luís Antônio de Abreu Johnson; o coordenador de Correição do TJRS, Sander Cassepp Fonseca; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul, José Carlos Espig; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), Romário Mezzari; o presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões – ARN, Sérgio Mersserschmidt. 

A CARTÓRIOFLIX

A CartórioFlix é uma plataforma que funciona como um sistema de assinatura, que está disponibilizando imediatamente 140 horas de treinamento e já tem uma programação de novos cursos para o segundo semestre de 2021. 

A CEO e idealizadora da CartórioFlix, Sabrina Gomes Regra, afirma que esta é uma plataforma de assinatura de cursos para treinamentos, que visa a manutenção da gestão do conhecimento dos cartórios, bem como a melhoria contínua da prestação de serviços. A didática da plataforma também é única. Segundo Sabrina, "foi idealizada de uma forma que chamamos de ‘trilha’, como um guia de cursos focado para cada atividade dentro dos serviços extrajudiciais, de forma que o colaborador possa receber o conhecimento em um sistema crescente”. A sistemática oferece planos para os funcionários (chamados de prepostos) e também para as lideranças (os titulares das serventias). Todos os planos possuem ênfase técnica e comportamental. 

O acesso dos cartórios à plataforma se dá em forma de assinatura, em pacotes com valor mínimo que oferecem direito a treinamentos com certificado a cinco funcionários e um líder. Ao pacote mínimo podem ser agregados novos funcionários, com cada serventia formatando o uso de acordo com suas necessidades. 

Importante salientar que a plataforma não está disponível exclusivamente para os cartórios e associados das entidades do setor. Pessoas que queiram aprender para atuar na atividade, ou cartórios de outros estados, também podem usar o serviço de assinatura.

A solenidade de lançamento pode ser visualizada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=QWjQrAyBTc0

Fonte: Assessoria de Imprensa