São 150 vagas para ingresso e 66 remoção.
A remuneração varia de acordo com os serviços prestados.
Balanço feito no RJ mostra que 10% dos homens adotam sobrenome da mulher. Mudança de nome implica em mudança de documentação.
É no livro de registro civil, na frente do juiz de paz, que os noivos assinam os nomes de casados pela primeira vez. Há 20 anos, era automático, quase 100% das mulheres passavam a usar do sobrenome do marido depois do casamento, mas isso deixou de ser uma unanimidade.
Uma ferramenta que tem contribuído para a redução do desmatamento em estados como o Pará e o Mato Grosso, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), deve se tornar obrigatória em todo o país nos próximos dias.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a ministra Izabella Teixeira está em vias de assinar uma Instrução Normativa que oficializará o CAR como condição para que uma propriedade esteja de acordo com a legislação ambiental. A partir da assinatura do documento, passará a valer o prazo de dois anos
À Arpen, caberá buscar a padronização de procedimentos para aperfeiçoar o Registro Civil das Pessoas Naturais.
O Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, firmou um Termo de Cooperação com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) para a instalação de unidades de Registro Civil nas maternidades, principalmente nos municípios onde há resistência por parte dos hospitais. Assinaram o documento a Coordenadora do CaoIFEFAM, Procuradora de Justiça Maria Regina
O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Weizenmann, e o tesoureiro, Danilo Kunzler, representaram o Estado na assembleia de eleição da diretoria para o triênio 2014/2016 do Conselho Federal, com a reeleição de Ubiratan Guimarães para mais um mandato à frente da entidade.
Leia mais...Número de brasileiros sem registro ou com registro tardio de nascimento despencou em dez anos
Rio de Janeiro – O número de brasileiros sem registro ou com registro tardio de nascimento despencou em dez anos, caindo de 20,3% em 2002 para 6,7% em 2012. O dado faz parte do Levantamento Estatísticas do Registro Civil, divulgado hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).