Notícias do dia

16/03/2015 16/03/2015 - STJ:Necessidade de equilíbrio atuarial justifica reajuste de contribuição de previdência privada
É possível o reajuste da contribuição ordinária dos participantes de planos de previdência privada com a finalidade de manter o equilíbrio financeiro e atuarial do plano de custeio. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso especial interposto por um grupo de beneficiários da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros). Eles questionavam a elevação do percentual de contribuição do plano.
Leia mais...
16/03/2015 16/03/2015 - STJ: Negada mudança de regime de bens após 37 anos de casamento
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que rejeitou pedido de alteração no regime matrimonial de bens formulado por cônjuges casados há 37 anos em comunhão universal. O tribunal paulista entendeu que não há justo motivo para o pedido e que a vontade das partes não prepondera sobre a proteção da pessoa do cônjuge, uma vez que tal mudança só traria prejuízo à mulher.
Leia mais...
16/03/2015 16/03/2015 - Encontro sobre “Gestão da Qualidade: a modernização dos serviços notariais e de registro” A Fundação ENORE, com o objetivo de oferecer aos colegas notários e registradores  oportunidade de conhecimento das práticas de gestão cartorária, incentivando a busca da qualidade e do aperfeiçoamento na prestação dos serviços notariais e registrais, convida para o Encontro sobre “Gestão da Qualidade Leia mais...
13/03/2015 13/03/2015 - Estatuto do Idoso não vale para concurso de remoção de cartórios
Mantido afastamento do titular de um cartório de Curitiba
Leia mais...
13/03/2015 13/03/2015 - STJ: Bem de família oferecido em garantia pelo devedor pode ser objeto de penhora
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu a penhora de bem de família que foi oferecido pelo devedor como garantia em renegociação da dívida. Os ministros entenderam que o devedor agiu de má-fé na execução do contrato que livremente pactuou, de forma que o caso deve ser tratado como exceção frente à jurisprudência consolidada no tribunal.
Leia mais...
13/03/2015 13/03/2015 - STF reafirma competência da justiça comum em relação a aposentadoria complementar
O Plenário do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, reconheceu a competência da Justiça estadual para processar e julgar demanda relativa a complementação de aposentadoria em ações ajuizadas paralelamente na Justiça comum e na Justiça do Trabalho. O julgamento se deu em embargos de declaração no Conflito de Competência (CC) 7706, ajuizado pelo Estado de São Paulo (Fundação CESP).
Leia mais...