Depois de implantado pelos cartórios dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro em 1º de dezembro, os cartórios de Registro Civil do Distrito Federal e de Minas Gerais lançaram nesta quinta-feira o serviço de emissão de CPF para recém-nascidos diretamente nas certidões de nascimento.
Leia mais...De agora em diante, as certidões de nascimento já serão emitidas com a inclusão do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A medida vale para bebês recém-nascidos cujos documentos forem expedidos em hospitais ou cartórios de todo o Brasil. A medida, uma parceria dos Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo com a Receita Federal, já chegou à Baixada Santista.
Leia mais...Todos os cartórios do Brasil já podem emitir o cadastro de pessoa física no documento.
O pequeno Thomas nasceu dia 3 de dezembro e já é pioneiro em um novo serviço oferecido pelos cartórios do Brasil. O filho de Eyder e Francisca ainda não recebeu alta da maternidade, mas foi o primeiro rondoniense a ser registrado já com o número de CPF(cadastro de Pessoa Física). Isso graças a um convênio da Receita Federal com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que administra a Central Nacional de Registro civil.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-MA), concluiu a formação de 23notários e registradores que estão autorizados a realizar audiências de conciliação e mediação, nos tabelionatos de notas (cartórios) do interior e da capital. É a primeira turma do curso de formação de conciliadores voltado para este público no Brasil, segundo o Núcleo de Conciliação.
Leia mais...