Notariado brasileiro marca presença no VI Congresso Nacional do Notariado Colombiano

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB), Paulo Roberto Gaiger Ferreira, esteve presente no VI Congresso Nacional do Notariado Colombiano e Jornada Nacional de Capacitação Notarial e Internacional de Novas Tecnologias, que ocorreu na cidade de Cali entre os dias 26 e 29 de julho.

O Congresso tratou de temas relacionados à participação do notariado no processo de paz, à implantação de firma digital e autenticação biométrica e à importância dos notários no combate à lavagem de dinheiro. Outros colégios notariais, como os de Costa Rica, Honduras, Paraguai, Peru e Porto Rico, também participaram do evento.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, elogiou a iniciativa ao presidente da União Colegiada do Notariado Colombiano, Álvaro Rojas Charry, e destacou o acesso à profissão por meio de concurso público.

“Aqui estão presentes os melhores. Eu ressalto essa questão da meritocracia, de chegar à profissão através de concurso público. O notariado tem um papel fundamental no País e não há função mais nobre do que servir”.

Também durante o evento foi apresentada a Biometria Móvel Certificada, serviço que reúne um hardware e um software de identificação e autenticação biométrica em linha através de dispositivos móveis. Os dispositivos foram disponibilizados pela União Colegiada do Notariado Colombiano e as atividades se iniciaram nos cartórios colombianos na última segunda-feira, 14.08.

“A identificação biométrica é uma grande conquista para o País e uma das mais eficazes armas para combater crimes de falsificação. A luta contra a corrupção continuará sendo uma de nossas principais prioridades, como Governo e como Nação”, completou o presidente colombiano.

Fonte: CNB CF