Notícias

1º Tabelionato de Notas de Camaquã completa 150 anos

Imagem Notícia
Nesta sexta-feira (16.06), o Tabelionato de Notas de Camaquã celebra 150 anos de muita história e serviços prestados. Instalado em 16 de junho de 1867, teve sua primeira escritura lavrada um dia depois, 17 de junho.

À frente do Tabelionato de Notas há 40 anos, Ney Paulo Silveira de Azambuja, diz que pôde vivenciar muitas mudanças com relação à estrutura, informatização dos serviços e com o desenvolvimento do município. “A cidade tinha 35 mil habitantes e hoje estamos perto de 100 mil habitantes. Antes, lavrava as escrituras à mão, passei para a máquina de escrever manual, elétrica, eletrônica e, agora, estou totalmente informatizado”, afirmou.

Azambuja assumiu a serventia em 22 de setembro de 1976, com apenas três funcionários e hoje conta com 12 colaboradores. Preocupado em oferecer um serviço de qualidade atendendo as necessidades dos munícipes, o tabelião priorizou investir em um atendimento melhor e de qualidade. “Dos 12 funcionários da serventia, quatro são bacharéis em Direito sendo dois com pós-graduação em Direito Notarial e Registral”, disse.

Segundo o tabelião, hoje, “o Tabelionato é referência na cidade especialmente perante os operadores de Direto, reconhecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local”, ressaltou.

A serventia foi criada como Tabelionato de Registros Especiais, abrangendo Notas, Registros de Imóveis e Registro Civil das Pessoas Naturais, tendo Gregório Teixeira Lopes do Carmo como tabelião. Na sequencia, a unidade teve como responsável Eugênio Kolbach, em 1918, que por sua vez foi substituído por sua filha, Alba K. Meirelles, de 1936 à 1974, quando de sua morte. Nesta data, houve o desmembramento dos serviços e, desde 22/04/29176, o 1º Tabelião de Notas ficou a cargo de Ney Paulo Silveira de Azambuja.

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) congratula o Tabelião Ney Paulo Silveira de Azambuja e todos os colaboradores do Tabelionato de Notas de Camaquã, pelos seus 150 anos de prestação de serviços de qualidade.